sábado, 20 de abril de 2013

Canção para uma estrangeira


Dias desses, estava eu conversando ao telefone com minha filha Ana Bárbara, que vive como que uma estrangeira, em terras distantes e estranhas, e ela me pareceu carregar uma tristeza além da costumeira (as estrangeiras tem um tristeza intrínseca), o que me deixou em estado de alerta.

As dificuldades para quem parte para outras terras  não se dão no choque inicial e sim, no decorrer das adaptações às regras, à sociedade que não se compreende e as oposições que parecem destoar do aprendizado de vida.

Conversei um tanto com ela e por mais sorrisos que consegui arrancar, pousei o telefone no gancho com a sensação que, apesar da distância, poderia e deveria tentar algum alento.
Sempre penso nas palavras e na música. Lembrei que na minha infância tínhamos um disco compacto com  a “Canção para Bárbara” que minha mãe, que também é duplamente Bárbara (bárbara significa “estrangeira” e minha mãe nasceu na antiga Iugoslávia, atual Sérvia), adorava e ouvia com frequência. Pensei em enviar-lhe essa canção com algumas palavras que pudessem ajudá-la.

Não contava que teria dificuldades em achar a bendita canção. Procurei pela internet e nada. Não existe “Canção para Bárbara”. Fiquei frustrado.

Estava quase desistindo da empreitada quando me ocorreu que a música fora trilha sonora de novela. Eu era criança e me lembrava, hoje,  da cara da Regina Duarte em “close” com a música ao fundo. “Fogo sobre Terra”. Era essa a novela. Procurei a trilha sonora na internet. Na trilha nacional não encontrei. Mas, claro, só poderia estar na estrangeira. Nada de Bárbara.

E então, aquilo que estava oculto quando deveria parecer o óbvio, se apresentou.

A canção não se chama “Canção para Bárbara”. Era o “Tema de Bárbara” (que era o papel da Regina Duarte, que na época não demonstrava ser medrosa) e a canção se chamava “Le Chanson Pour Anna”.
E aí me ocorreu a seguinte torrente de imagens: mãe, Bárbara, estrangeira, leonina, elemento fogo, em terras distantes, tema de Bárbara, música para Ana, de “fogo sobre terra”, filha, Ana Bárbara, Capricorniana, elemento terra, distante, estrangeiras...

Não lhe enviei a mensagem. Contei-lhe a história ao telefone. A história de um tema de Bárbara, que é uma canção para Ana, oferecida à Ana Bárbara. A graciosa estrangeira.

Um comentário: